-
Arquitetos: Designplus Associates Services, Mccullough Mulvin Architects; Designplus Associates Services, Mccullough Mulvin Architects
- Área: 30200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Christian Richters
-
Fabricantes: Crompton, Everest GRC Mumbai, GDCL New Delhi, GP Enterprises Delhi, MSD Furniture Delhi, Zamil Delhi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira fase de acomodação estudantil da Universidade de Thapar oferece espaço para 1.200 estudantes em 4 torres (3 outras em construção) em torno de um novo espaço público no campus de Patiala. As torres em forma de L estão ligadas por um jardim elevado que protege os espaços públicos e pavilhões do intenso sol indiano. Cada uma das torres contém espaços sociais generosos com pé-direito duplo e interligação em todos os pavimentos, enquanto todos os dormitórios têm acesso a uma varanda privada.
As residências estudantis são concebidas como uma âncora do plano diretor geral, conectadas ao Centro de Aprendizado por uma passarela sombreada que, por sua vez, interliga os principais edifícios de ensino do campus. Observando os edifícios tradicionais, onde sombra e privacidade são criadas com telas ao redor das varandas, criamos uma geografia artificial com uma base que liga nossas torres, na qual todos os tipos de troca social poderiam acontecer.
Desejávamos criar um senso específico de lugar para os estudantes morarem juntos em uma variedade de escalas, do indivíduo à comunidade. Usando o GRC (concreto reforçado com vidro, fabricado localmente - e traduzindo o solo vermelho ocre de Punjab nas telas vermelhas, é criada uma massa unitária que permite a passagem da luz para as varandas e permite que as estruturas maciças de concreto, juntamente com os espaços sociais, gerem um forte ritmo para a vida diária.
Nós tentamos entender o lugar e o que é especial nele - as cidades populosas da Índia são alternadamente abarrotadas de pessoas ocupadas em espaços apertados e ilhas de calma e reflexão - geralmente dentro de jardins murados, pátios e edifícios. O campus da Universidade de Thapar é um microcosmo da cidade fora de seus portões, gerando uma série de lugares alternadamente movimentados e calmos.